
15 fev Você conhece o conceito de Marketing Humanizado?
Atualmente o papel das marcas e o relacionamento delas com os próprios clientes vem sendo muito discutido, e aplicado pelas empresas, é aí que o Marketing Humanizado ganha espaço. Ele representa a busca por humanização nos processos e estabelecimento de conexões com os usuários.
Esse formato de trabalho busca aproximar os clientes, criando uma ligação especial entre eles que vai além do consumo, focada em interação e engajamento. Ele se baseia no fato de que as pessoas buscam mais em uma empresa do que o produto, o consumidor quer uma experiência e quer se sentir valorizado.
Portanto, o Marketing Humanizado tem como objetivo tornar mais pessoal os pontos de contato e processos, para estabelecer uma conexão real com os consumidores, expondo os valores da empresa e uma “voz” própria.
Para trabalhar com o MH e fortalecer essa relação com os consumidores, as marcas têm passado por processos longos de revisão de valores, mudanças no posicionamento e investido em formatos de atendimento “mais humanos”. Esse processo vem para contrapor o próprio marketing digital, que trouxe muita automação e processos robóticos para as vendas.
Mas, como aplicar o Marketing Humanizado na sua marca?
Não existe um passo a passo para implementar o MH em uma empresa, o processo deve focar em trazer a personalidade real da marca, seus objetivos e autenticidade. Vamos a algumas dicas:
-Comece as mudanças de dentro para fora
A base do Marketing Humanizado é o lado humano e pessoal da empresa, portanto é essencial que essa abordagem esteja presente no dia a dia da empresa. Comece repensando e adequando, se necessário, os valores da empresa e as práticas do dia a dia.
-Crie e compartilhe a história da sua marca (storytelling)
Os consumidores querem saber de onde sua marca veio, qual a história por trás dessa origem, Desenvolver um bom storytelling vai aproximar os usuários da sua empresa, como um convite para conhecer tudo de perto.
Com uma boa história, a ligação pode ser muito maior do que a de consumo, o cliente passa a ser um colega próximo ou até um amigo, que admira e torce pela marca.
-Foque no engajamento
Interagir com o público é essencial, tanto nos canais de atendimento da empresa quanto nas redes sociais, o cliente deve se sentir próximo da marca e acreditar que pode conversar com ela sempre que precisar.
Também acompanhe o que as pessoas estão falando sobre sua marca em outros ambientes e, sempre que for possível, responda aos comentários e sugestões de forma direcionada.