Geração M | Dicionário do Marketing
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Dicionário do Marketing

Branding

 

O branding é a estratégia de gestão da marca e envolve todas as outras ações relacionadas ao posicionamento da empresa, produtos e serviços. Todo esse processo tem como objetivo tornar a marca mais relevante e forte no mercado, sendo admirada e reconhecida pelo público, além de desejada pelos seus consumidores. 

 

Essa estratégia tem como objetivo tornar a marca atrativa para os consumidores por meio da conexão dos valores e propósito da marca com o do público.

Call to Action ou CTA

 

CTA corresponde ao termo Call to Action que significa “Chamada para Ação”.  É considerado um CTA qualquer tipo de chamada, seja um botão, uma imagem ou um texto, que faça com que o leitor realize a ação desejada.

 

Por exemplo, ao escrever no final de um post “Clique aqui para ler mais” ou “Acesse agora” estamos chamando o leitor para fazer uma ação.

 

O CTA é utilizado de diferentes formas no marketing, o mais comum é na obtenção de leads, ou seja, cadastros. Chamadas como “Inscreva-se agora” ou “Baixe o material agora mesmo” são Call to Action muito comuns.

Chatbots

 

Chatbots são programas de computador que conseguem simular o atendimento humano em conversas online via chat, essa ferramenta pode ser utilizada em diferentes plataformas ou aplicativos. 

 

Ele funciona como um assistente que atende o usuário através de uma programação prévia e mensagens de texto automatizadas.

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E-mail Marketing

 

O e-mail marketing é utilizado para promover produtos ou serviços em campanhas de marketing digital. Os e-mails buscam gerar relacionamento com os clientes, por meio de conteúdos, avisos, notícias e outros tópicos de interesse.

 

Esta é uma excelente forma de contato e aproximação da marca com o cliente, pois possibilita se criar uma experiência completa e planejada. 

 

Diferente dos e-mails de SPAM, o e-mail marketing deve ser enviado para os interessados na informação que está sendo divulgada e o cliente pode optar por se descadastrar do recebimento.

Funil de vendas

 

Um funil de vendas, também conhecido como pipeline, é a estratégia desenhada para a jornada do cliente, desde o primeiro contato com a marca até a compra de um produto ou serviços. 

 

O funil é composto por conteúdos, gatilhos mentais, quebras de objeções e interações, ligadas a cada uma das fases que o lead está e o seu momento na jornada.

 

O nome vem do formato de um funil real, em que os contatos entram no topo, e vão passando por etapas de classificação até uma quantidade específica e qualificada chegar no final, na compra.

Gatilhos mentais

 

Os gatilhos mentais são um mecanismo do nosso próprio cérebro que facilitam a tomada de decisões no dia a dia, como um “piloto automático”, para evitar exaustão. 

 

No marketing, esses gatilhos são utilizados para estimular os potenciais clientes considerando as reações “automáticas” das pessoas. No caso da decisão de compra, esses comportamentos que já foram memorizados pelo nosso subconsciente podem ser usados para valorizar um produto ou serviço.

 

Por exemplo, o gatilho da Escassez é usado quando um produto é anunciado como “único” ou “poucas unidades”, gerando uma urgência de compra para não perder a oportunidade.

Isca Digital

 

Uma isca digital  é um conteúdo online e gratuito que irá atrair uma pessoa que tem interesse naquela informação, com o objetivo de fazer ela se cadastrar para receber o material, se tornando assim um lead.

 

As iscas digitais costumam ser conteúdos informativos e práticos, que resolvam alguma dúvida do visitante. É muito comum o uso de e-books, webinários, infográficos e vídeos. 

Jornada do cliente

 

A jornada de compra do cliente é o caminho que um potencial cliente vai percorrer desde o momento que ele entre em contato com a empresa, tendo sua primeira interação, até o momento da compra, e incluindo o suporte pós venda.

 

A jornada é construída em diferentes etapas, e terá abordagens diferentes em cada momento de acordo com a maturidade do lead.  Esse formato de interação é utilizado para que as marcas se relacionem com os potenciais clientes, construam uma boa experiência e gerem valor durante o processo de compra. A jornada do cliente vai se refletir na estratégia de funil de venda.

Landing Page 

 

A landing page, ou página de captura, é uma página específica para cadastros através de um formulário, usada para captação de leads

 

Essas páginas costumam ter informações muito objetivas e atrativas, e que direcionam o visitante para fazer o cadastro,  tendo um único call to action.

 

As páginas costumam oferecer uma isca digital, ou seja, um conteúdo gratuito que pode ser acessado após o cadastro ser feito. Alguns dos conteúdos mais comuns são e-books e palestras online. 

Lead

 

O lead é uma pessoa ou uma empresa que se cadastrou, preenchendo as informações de contato, para receber um conteúdo ou alguma informação sobre um produto ou serviço.

 

Como o lead é o cadastro de um contato, ele também é uma oportunidade de negócios, seja um lead frio, que tem pouco relacionamento com a marca ainda e terá que amadurecer, ou um lead quente, que já tem interesse no produto ou serviço.

 

Gerar leads é uma parte essencial das estratégias de marketing digital e é o ponto de partida de um funil de vendas.

Persona 

 

A persona é a construção de um personagem fictício que representa as características e comportamento do cliente ideal da marca. 

 

Ela é construída a partir de dados reais, com base em estudos e pesquisas, utilizando características reais, desejos e desafios do público, assim como motivações e objetivos. 

 

No marketing, o trabalho de construção de uma persona é estratégico e essencial para que as ações sejam direcionadas para o público ideal, tanto na captação de leads, quanto na venda.

SEO (Search Engine Optimization)

 

O SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas aplicadas nos websites para que eles sejam posicionados nas primeiras páginas dos mecanismos de busca online, principalmente o Google. 

 

Esse posicionamento é chamado de indexação, e as técnicas são usadas para que o site seja indexado de acordo com as palavras-chave mais importantes para a empresa, e na melhor posição possível.

 

Entre as principais ações do SEO são: criação de conteúdo com palavras-chave,  velocidade de carregamento e experiência do usuário.

Webnário 

 

Um webnário, ou webinar, é uma transmissão online de uma palestra, workshop, curso ou outros conteúdos, que utiliza algum software específico de videoconferência. Ele pode ser ao vivo ou gravado previamente.

 

O nome é uma abreviação do termo em inglês “web based seminar” que corresponde a “seminário realizado pela internet”